Autonomia real em estrada/cidade

Iniciado por DaniloP, 25 Out, 2023, 08:30 PM

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DaniloP

Dados de autonomia segundo banco de dados do site EV Database:

https://ev-database.org/car/2002/BYD-SEAL-825-kWh-AWD-Excellence#range

Dados do APP ABRP(planejamento de viagens) : 18.8kw a 110km/h

Dados de relatos dos proprietários do grupo:

--- Autonomia mínima em trecho de serra ida e volta em 100/110km/h: 396km

--- Autonomia em trecho de 370km (Salvador / praias) plano pisando fundo em metade do trecho e na outra 100/110 km/h: mais de 400km

--- Autonomia rodando somente em Salvador máxima: 502km

--- Viagem 3 pessoas e malas, modo ECO, regeneração HIGH, 100% rodovia 100 a 110km/h. Clima frio e chuva a maior parte do trecho, ar e som ligados. Sai com 99% de bateria e cheguei com com 14%. 393km rodados, restando 47km, portanto, total 440km. Muito similar a viagem anterior.

--- Depois de mais 2.000 km com o Seal. Em relação a autonomia viajando nos limites das vias 100-110km/h estava conseguindo em torno de 450km. Hoje resolvi passar mais forte, fiz um trecho plano de 213 km viajando a 130km/h, exceto nos radares, risos. E olha que surpresa boa, consumiu apenas 53% da bateria, projetando uma autonomia de 420km, o que é muito bom. Ou seja, o ganho aliviando o pé é pequeno, o que permite fazer viagens longas e rápidas.

--- 340km(projeção) em trecho plano no litoral da Bahia acima de 140km/h

--- 450km(projeção) rodando a 100km/h aí ainda deu isso pq foi subindo e descendo Serra no meio do caminho

--- Hoje fiz uma viagem ida e volta de Aracatuba-Pres Prudente. Deu 335 km
Estava em 3 adultos no carro, sem bagagem.
Fui a tristes 90-100 e voltei a 85-105 com muito medo.
Cheguei com 18% de bateria.
Detalhe, não usei o Ar condicionado do jeito que deveria, e nem resfriamento dos bancos. Então na ida passei relativamente calor para "poupar" bateria.
Pois só na ida foram 41% de bateria.
Percebi que a cada 4km ele diminuía 1% de bateria.
Assim sendo seriam 400km de autonomia. Mas isto a tristes 90-100
Pista simples, típicas subidas e descidas e 40° de temp externa
Enfim, deu certo mas poderia não dar.  Se tivesse forçado o carro pouco mais talvez ficaria pelo caminho.
Mas isto é um problema de infra e não do carro em si.

---

Adriano Oliveira


Marcelo

Ainda não fiz uma medição completa já que para isso precisaria descarregar bem mais a bateria. As estimativas de carga restante utilizadas pelo pessoal para os cálculos dependem da configuração colocada para tal no carro. Existem dois tipos que apresentarão autonomias restantes distintas. Lembrando aos cálculos feitos em viagens: estradas são o pior cenário onde o consumo aumenta mais! Por aqui as recargas feitas apresentaram todas resultados acima dos 500km. E percurso usual é mixto apresentando trechos urbanos e de rodovia/via expressa. Minhas idas ao trabalho apresentam gasto estimado de 10/11% da bateria para rodar 78km! Muita descida no caminho e só utilizo ECO com regeneração máxima. Na volta a mesma distância consome cerca de 16% da bateria. Para mim o ECO atende muito bem já que a potência do carro é e continua monstruosa. Li matérias a respeito e, na verdade, resultados diferentes apontarão para modos de condução diferentes. Tenho um A3 sedan a combustão aqui em casa também e é a mesma coisa: mega econômico se mantiver o pé em cima. Pisou, bebe! O mesmo vale para carros elétricos. Segundo a tal matéria a velocidade mais econômica em rodovias para motores elétricos fica por volta de 80-90km/h. É aí o melhor ponto de equilíbrio dos movidos a eletricidade. Descobri que isso é verdade. A diferença de consumo não é bruta para quem conduz a 100-110 que são geralmente os limites de rodovias mas irá impactar um pouco o consumo. Lembrem-se que estão em cima de 530cv! Se pisar olhe o consumo chegando a 3 dígitos bem gordinhos! Um abraço a todos! Adorando o fórum aqui!